Skip to main content

Popular no exterior, construção ‘off-site’ ganha força no Brasil com a pandemia

No ultimo dia 04 de abril, o Jornal Estadão trouxe uma matéria específica sobre a industrialização da construção civil Brasileira.

Largamente utilizada no Canadá, em países europeus e no Japão, a construção “off-site” está começando a criar raízes no Brasil. O termo inglês significa “fora do terreno” – ou seja, é um método construtivo que não acontece no canteiro de obras, mas em uma fábrica.

O modelo permite que diversas etapas da construção ocorram simultaneamente, dentro de um ambiente controlado e não sujeito a intempéries, enquanto o terreno é preparado para receber o empreendimento. Funcionando sob a lógica de produção, com etapas padronizadas e parametrizadas, o método garante uma entrega em 25% do tempo necessário na construção em alvenaria convencional.

Nos dois exemplos apontados na reportagem, existe a presença da expertise Tecverde. Primeiro, o case da Brasil ao Cubo que viabilizou, junto a empresas parceiras, a construção de 05 hospitais permanentes em 2020. Neste cenário, a Tecverde atuou fabricando as paredes e montando os módulos, que saíram do parque fabril da empresa, em Araucária, já prontos para a acoplagem nos canteiros de obras. Neste sistema, existiu o diferencial de integrar aos painéis, além dos kits elétricos e hidráulicos, a tubulação para a passagem dos gases hospitalares, essenciais para o funcionamento de vários aparelhos e terapias.

Na sequência, o case da Construtora Tenda que anunciou, no final de 2020, a montagem de uma fábrica no segundo semestre de 2021, para dar vazão ao novo sistema construtivo da incorporadora. A expectativa é que ao final de 2026 a empresa consiga entregar 10 mil unidades por ano, de habitações construídas no sistema industrializado wood frame. Para viabilizar este projeto, a Tenda está desenvolvendo dois pilotos. Um deles, na cidade de Leme, interior de São Paulo, conta com a parceria Tecverde, em um formato de transferência de tecnologia.

A construção industrializada vem despontando como alternativa aos altos custos e baixa produtividade da construção civil brasileira. Embora o wood frame seja relativamente novo no país, ele já superou diversas barreiras, como a criação de uma regulamentação específica e o desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos que possibilitam a conquista de escala produtiva e mais agilidade de processos.

Saiba mais:
>> Tenda anuncia ao mercado parceria com a Tecverde na construção off-site
>> Construção Industrializada: tendência para os próximos anos
>> Tecverde e Brasil ao Cubo | Construção hospital DF

Outras notícias

Benefícios da construção industrializada para sua empresa

12/11/2024
A construção industrializada tem ganhado destaque no setor da construção civil devido aos seus inúmeros benefícios. Este método, que envolve...

Governo do Paraná já substituiu mais de 300 salas de aula de madeira em todo o Estado

21/10/2024
Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN Os 130 alunos do Colégio Estadual Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco...

Construindo para pessoas: como usar a tecnologia à favor da população

08/10/2024
A inovação na construção civil não se limita a novas tecnologias ou métodos. Ela é um movimento que busca transformar...

A NBR 15575: A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais

03/10/2024
A NBR 15575 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos de qualidade e desempenho para edificações habitacionais....