Construção Industrializada para Habitações de Interesse Social
Um levantamento da Fundação João Pinheiro estima que o país apresenta um déficit habitacional de 5,8 milhões de moradias e, segundo o Presidente da Abrainc, Luiz França, a necessidade habitacional adicional futura chega a 11 milhões de imóveis para os próximos dez anos.
O grande desafio não só para as construtoras que desenvolvem projetos para o programa Minha Casa Minha Vida, mas para todas as esferas governamentais, atuantes no desenvolvimento urbano e social, é de como trabalhar para a redução desse déficit, proporcionando moradias dignas para a população.
Neste cenário, é impossível não pensarmos na construção industrializada como protagonista na melhoria das obras das Habitações de Interesse Social (HIS) já que a industrialização possibilita mais velocidade de execução das obras, trazendo mais agilidade na entrega do empreendimento e acelerando o acesso a moradias, com um alto padrão de qualidade.
A industrialização da construção civil vem como – além de uma tendência no setor – a resposta mais rápida para viabilizar empreendimentos de habitação social e econômica, uma vez que os sistemas industrializados possuem intrínsecos a sua operação a agilidade de produção, controle de qualidade superior, velocidade na montagem e padronização de projetos.
Residencial Jácomo Violin | Parceria entre Prefeitura de Londrina, COHAB-LD e Tecverde
Produzidos em fábrica, em linha de produção, os componentes das residências chegam prontos para montagem no canteiro de obras, possibilitando a entrega até quatro vezes mais rápida que os sistemas convencionais, utilizados no Brasil.
Ainda, com a produção em escala é possível a redução de custos indiretos de obra e também dos custos variáveis no orçamento da construção. Como o sistema é produzido em fábrica, de forma padronizada, o orçamento é mais assertivo, não sendo tão impactado com a oscilação de preços de materiais de construção, o que favorece o compliance na administração e gestão de contratos, principalmente nos casos das obras públicas.
Em relação a sustentabilidade, a industrialização também traz inúmeros benefícios. Redução no uso da água, na geração de resíduos e na emissão de gases poluentes, são alguns deles.
Obras mais rápidas, mais sustentáveis e com um padrão de qualidade superior são apenas algumas das vantagens que a construção industrializada pode trazer para a população brasileira. Quer saber mais? Entre em contato conosco!