Skip to main content

Industrialização de canteiros de obras impulsiona ritmo de lançamentos no mercado imobiliário

A crescente industrialização está transformando os tradicionais canteiros de obras, à medida que construtoras buscam maneiras de aumentar a produtividade e reduzir os prazos de entrega. O cenário reflete uma mudança importante no mercado imobiliário, impulsionada pela necessidade de atrair trabalhadores qualificados, especialmente das novas gerações, para um setor historicamente associado a condições de trabalho desafiadoras.

Com a falta de mão de obra e o desinteresse dos jovens por trabalhos considerados insalubres, as construtoras estão adotando processos industrializados para tornar o ambiente de trabalho mais atraente e eficiente. Um exemplo é o edifício Skyline Tower, em Balneário Camboriú (SC), que adotou métodos industrializados, como o uso de “drywall” e fachadas pré-fabricadas, resultando em uma redução significativa no número de trabalhadores no canteiro e uma diminuição no tempo de obra.

Outra empresa pioneira nesse movimento é a Tecverde, especializada em estruturas de madeira. Cerca de 85% do trabalho da Tecverde é realizado em fábrica, o que não apenas acelera o processo de construção, mas também reduz a rotatividade dos funcionários. Um exemplo recente dessa abordagem é a construção de 518 moradias em São Sebastião (SP), para os afetados pelas chuvas, que foram concluídas em tempo recorde.

Essas iniciativas estão sendo incentivadas não apenas pela necessidade de aumentar a produtividade, mas também pela demanda por métodos construtivos mais rápidos e sustentáveis. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), por exemplo, lançou um edital para contratar 15 mil moradias que utilizem métodos construtivos mais eficientes.

Apesar dos desafios, como a tributação diferenciada para obras industrializadas e a necessidade de investimentos em tecnologia, os líderes do setor acreditam que a industrialização é o caminho para o futuro da construção civil no Brasil. Com a expectativa de crescimento contínuo da demanda por habitação e infraestrutura, a adoção de métodos construtivos industrializados pode não apenas resolver os problemas de mão de obra, mas também impulsionar a eficiência e a sustentabilidade do setor.

Diante do déficit habitacional de 6 milhões de casas calculado pela Fundação João Pinheiro, a modernização dos canteiros de obras torna-se uma prioridade urgente, não apenas para as construtoras, mas também para a economia como um todo.

Fonte: Redação VGV com informações do Valor Econômico

Outras notícias

Benefícios da construção industrializada para sua empresa

12/11/2024
A construção industrializada tem ganhado destaque no setor da construção civil devido aos seus inúmeros benefícios. Este método, que envolve...

Governo do Paraná já substituiu mais de 300 salas de aula de madeira em todo o Estado

21/10/2024
Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN Os 130 alunos do Colégio Estadual Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco...

Construindo para pessoas: como usar a tecnologia à favor da população

08/10/2024
A inovação na construção civil não se limita a novas tecnologias ou métodos. Ela é um movimento que busca transformar...

A NBR 15575: A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais

03/10/2024
A NBR 15575 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos de qualidade e desempenho para edificações habitacionais....