[C3] Posicionamento dos “sistemas construtivos” (construção civil) em relação às grandes revoluções industriais
Por José Marmo
Neste artigo, o autor discute o papel das empresas de tecnologia no setor da construção industrializada. Mas, primeiro, começa contextualizando as quatro revoluções industriais, da 1ª à 4ª, destacando o impacto da revolução digital (Indústria 4.0) na construção civil. E enfatiza a importância da integração de hardware e software, destacando avanços tecnológicos no setor, como drones, robôs inteligentes, impressoras 3D, realidade virtual e inteligência artificial.
Depois, divide o setor da construção em duas categorias: a construção convencional e a construção industrializada operando em plataformas industriais, e descreve as características e desafios de cada categoria, destacando a importância da eficiência e produtividade das operações industrializadas.
Por fim, o autor discute a implementação de plataformas industrializadas no canteiro de obras e seu impacto positivo, incluindo redução de prazos e custos, controle de subsistemas e entrega de projetos de melhor qualidade. Ele enfatiza a necessidade de empresas especializadas em tecnologia de construção (cia fb tech) para auxiliar nesse processo de transição, e menciona algumas empresas que se destacam no setor de tecnologia de construção, como é o caso da Tecverde.
Você pode conferir o texto completo e se aprofundar nas análises acessando a matéria completa. Clique aqui!