Construção Industrializada e Modular: Tecnologias Revolucionando a Construção Civil no Brasil
Construção industrializada e construção modular são os termos que estão despontando na construção civil brasileira, sendo precursoras de uma revolução contemporânea do setor, no país. Frente a um déficit de mais de 7 milhões de unidades habitacionais, como apontado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), elas emergem como uma oportunidade de ouro para fortalecimento e inovação no setor.
A Tecverde foi pioneira no desenvolvimento da construção industrializada no Brasil, com sua primeira fábrica inaugurada em 2010. Desde então já foram mais de 8 mil unidades entregues, e milhares de pessoas atendidas, evidenciando o impacto positivo das tecnologias industrializadas e modulares para a sociedade, em diversas edificações.
Construção Industrializada ou Modular?
A construção modular é um tipo de construção off-site em os módulos chegam já prontos ao local da obra, apenas para serem instalados, ou acoplados a outros, formando a edificação. Já a construção industrializada tem relação não apenas com o local da obra, mas também com o processo.
Levando em consideração todas as soluções para construção industrializada disponíveis no mercado, podemos dizer que o termo se refere a qualquer obra ou projeto que utilize soluções industrializadas para ganho de produtividade na entrega do produto final, seja através de sistema construtivo, sub-sistemas, processos de gestão, de produção ou de logística. Ou seja, tudo aquilo que aproxima o processo de construção à um processo de fabricação.
Nestes modelos o escopo da obra acontece majoritariamente em um ambiente controlado, promovendo precisão e eficiência no planejamento. Ferramentas modernas como o BIM amplificam essa eficácia, proporcionando um planejamento de obras mais assertivo, ágil e imune a interferências externas comuns na construção tradicional.
Benefícios
Ambos os tipos de construção, industrializada e modular, apresentam muitos benefícios semelhantes. Veja abaixo alguns deles:
Eficiência e Velocidade:
Redução dos prazos de construção devido à fabricação em ambiente controlado e ao processo de produção em massa.
Redução de Resíduos:
Menor desperdício de materiais devido ao planejamento e produção precisos.
Custos Previsíveis:
Custos mais controlados e previsíveis devido à eficiência do processo de fabricação.
Qualidade Consistente:
Maior controle de qualidade durante o processo de fabricação.
Menos Perturbação no Local:
Como a maior parte da construção é realizada off-site, há menos interrupções e perturbações no local da construção.
Eficiência Energética:
Potencial para construção de edifícios mais eficientes energeticamente.
Outros pontos
A agilidade não está apenas na execução: observa-se reduções substanciais de prazos e custos, tanto em suprimentos quanto em mão de obra. A construção em escala fortalece o poder de negociação com fornecedores, promovendo economia e eficiência.
Segurança
Por ocorrem em locais controlados, tanto a construção industrializada quando a modular, promovem um ambiente de trabalho mais seguro, minimizando riscos de acidentes.
Sustentabilidade
Ambos os modelos construtivos são ícones quando se trata de sustentabilidade. Com a racionalidade e uso de tecnologias é possível mitigar riscos ambientais, além de promover obras com mais sustentabilidade gerando menos resíduos, gases poluentes e com menor impacto no entorno da obra.
Na Tecverde, por exemplo, em que usamos a construção industrializada em wood frame, proporcionamos reduções significativas no consumo de água e na geração de resíduos, aliando eficiência e responsabilidade ambiental.
Por que optar pelos sistemas construtivos off-site?
Optar pela industrialização, seja ela painelizada ou modular é escolher escala, velocidade e eficiência sem perder na qualidade ou desempenho. As obras Tecverde são realizadas em cerca de 25% do tempo necessário para modelos convencionais, otimizando o ciclo de capital e aumentando o retorno aos investidores.
A qualidade do produto final é outro atrativo da construção off-site. O controle rigoroso de insumos e a automação dos processos garantem um empreendimento final de alta qualidade, atendendo às demandas contemporâneas por eficiência, rapidez e sustentabilidade.
A versatilidade dos sistemas é tamanha que diversos tipos de edificações podem ser construídas em ambos os modelos: Escolas, Residências e Obras comerciais, todas são beneficiadas pelas tecnologias industrializadas.
Conclusão: A Revolução da Construção Industrializada
Em suma, a construção industrializada e a modular são mais do que uma tendência: são a resposta às demandas atuais por eficiência, sustentabilidade e inovação na construção civil. A Tecverde, como líder neste segmento, oferece soluções completas para construtoras e incorporadoras que buscam aliar tecnologia, inovação e sustentabilidade em seus projetos.
Quer saber mais sobre como levar todos esses benefícios para seus empreendimentos? Entre em contato com a Tecverde e descubra como revolucionar seus projetos com a construção industrializada e modular. Preencha o formulário abaixo e fale conosco: