Skip to main content

Construção Verde: Por uma construção civil mais sustentável

As Construções Verdes se tornaram não apenas tendência do setor, mas uma necessidade para diminuir o impacto da construção civil no meio ambiente. Esse termo diz respeito a obras que são planejadas de forma sustentável, ou seja, a fim de gerar o mínimo de impacto possível desde o projeto até a sua edificação. Mas não só isso: elas também precisam garantir um processo limpo de manutenção, renovação e demolição das estruturas.

Alguns exemplos que estão em pauta sobre caminhos para implementar Construções Verdes são:

– A necessidade de garantir eficiência energética: Ou seja, fazer uso racional e responsável da matéria prima, mas também viabilizar soluções mais eficientes para o uso dos materiais.

Reutilização de recursos hídricos: Que consiste em priorizar equipamentos hidráulicos de consumo econômico, além da reutilização da água da chuva.

Destaca-se também questões sobre o uso da energia solar que, apesar de agregar valor e diminuir custos com eletricidade, ainda gera objeção por parte dos empreendedores por conta do preço de implementação.

O jeito Tecverde de ser sustentável

A Tecverde nasceu com o objetivo de tornar a construção civil mais industrializada e sustentável. Nosso sistema off-site foi desenvolvido a partir de tecnologias de países que já estavam pensando na pauta ESG, como a Alemanha, Canadá e Estados Unidos. Porém, hoje são também adaptadas para realidade territorial brasileira.

A industrialização aliada ao uso do wood frame possibilita diversas formas de conversar com o meio ambiente, como:

1. Padronização de processos: essa característica possibilita não apenas um maior controle de qualidade, como também a redução de resíduos e de desperdício de materiais, e a otimização do uso de recursos hídricos.

2. Madeira plantada: A principal matéria prima dos módulos e painéis é a madeira reflorestada, de plantações próximas à localidade da fábrica.

3. Eficiência energética: durante a execução até a entrega da obra, há conservação de água, energia e na emissão de gases do efeito estufa.

Como fazer dar certo

Conhecer alternativas verdes para a construção civil é o primeiro passo para a mudança de paradigmas. Mas, para fazer dar certo, é preciso alcançar a união de forças entre construtores, empreiteiros, arquitetos, engenheiros, colaboradores e clientes.

Leia mais:
ESG na construção civil: veja como funciona e benefícios

Outras notícias

Benefícios da construção industrializada para sua empresa

12/11/2024
A construção industrializada tem ganhado destaque no setor da construção civil devido aos seus inúmeros benefícios. Este método, que envolve...

Governo do Paraná já substituiu mais de 300 salas de aula de madeira em todo o Estado

21/10/2024
Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN Os 130 alunos do Colégio Estadual Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco...

Construindo para pessoas: como usar a tecnologia à favor da população

08/10/2024
A inovação na construção civil não se limita a novas tecnologias ou métodos. Ela é um movimento que busca transformar...

A NBR 15575: A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais

03/10/2024
A NBR 15575 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos de qualidade e desempenho para edificações habitacionais....