Construção Verde: Por uma construção civil mais sustentável
As Construções Verdes se tornaram não apenas tendência do setor, mas uma necessidade para diminuir o impacto da construção civil no meio ambiente. Esse termo diz respeito a obras que são planejadas de forma sustentável, ou seja, a fim de gerar o mínimo de impacto possível desde o projeto até a sua edificação. Mas não só isso: elas também precisam garantir um processo limpo de manutenção, renovação e demolição das estruturas.
Alguns exemplos que estão em pauta sobre caminhos para implementar Construções Verdes são:
– A necessidade de garantir eficiência energética: Ou seja, fazer uso racional e responsável da matéria prima, mas também viabilizar soluções mais eficientes para o uso dos materiais.
– Reutilização de recursos hídricos: Que consiste em priorizar equipamentos hidráulicos de consumo econômico, além da reutilização da água da chuva.
Destaca-se também questões sobre o uso da energia solar que, apesar de agregar valor e diminuir custos com eletricidade, ainda gera objeção por parte dos empreendedores por conta do preço de implementação.
O jeito Tecverde de ser sustentável
A Tecverde nasceu com o objetivo de tornar a construção civil mais industrializada e sustentável. Nosso sistema off-site foi desenvolvido a partir de tecnologias de países que já estavam pensando na pauta ESG, como a Alemanha, Canadá e Estados Unidos. Porém, hoje são também adaptadas para realidade territorial brasileira.
A industrialização aliada ao uso do wood frame possibilita diversas formas de conversar com o meio ambiente, como:
1. Padronização de processos: essa característica possibilita não apenas um maior controle de qualidade, como também a redução de resíduos e de desperdício de materiais, e a otimização do uso de recursos hídricos.
2. Madeira plantada: A principal matéria prima dos módulos e painéis é a madeira reflorestada, de plantações próximas à localidade da fábrica.
3. Eficiência energética: durante a execução até a entrega da obra, há conservação de água, energia e na emissão de gases do efeito estufa.
Como fazer dar certo
Conhecer alternativas verdes para a construção civil é o primeiro passo para a mudança de paradigmas. Mas, para fazer dar certo, é preciso alcançar a união de forças entre construtores, empreiteiros, arquitetos, engenheiros, colaboradores e clientes.
Leia mais:
ESG na construção civil: veja como funciona e benefícios