2023: Tendências para a construção civil

2023 promete ser um grande ano para a construção civil brasileira. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor deve crescer 2,5% no ano, considerando o ritmo de três anos consecutivos de expansão.
Com a perspectiva otimista para o próximo ano, é tempo de pensar em novas formas de tornar os processos mais eficientes e otimizar a indústria da construção civil. Tecnologia e sustentabilidade devem ganhar destaque no próximo ano, assim como ferramentas para tonar obras mais produtivas.
Confira as principais tendências para a construção civil em 2023:
Digital twins (gêmeos digitais)
São representações virtuais de sistemas e objetos reais. Por meio desta tecnologia é possível realizar a construção de prédios virtualmente, auxiliando na eficiência da construção real, diminuindo os riscos. Em agosto deste ano, fizemos uma live incrível com a Superviz e o Grupo Kallas sobre o metaverso no mercado imobiliário, onde você pode conferir mais detalhes sobre esta ferramenta: https://www.youtube.com/watch?v=OKZ626lATeo
Inteligência artificial e realidade virtual
Ambas são responsáveis por melhorar o cenário da construção civil, oferecendo uma visibilidade melhor de dados, além de garantir indicadores e facilitar a previsão de determinadas situações da obra.
Drones
O uso de drones já auxilia bastante nos primeiros estudos para o desenvolvimento de um projeto. Porém, tecnologias mais recentes permitem a avaliação termográfica de revestimentos, identificação de sinais de desgaste na construção, visualização do mapeamento 3D das construções e até auxiliar na gestão de um canteiro de obras.
Construção verde
A construção verde promete ser o grande destaque de 2023, preocupando-se principalmente com o consumo de água e energia elétrica de maneira eficiente, garantindo também o conforto, saúde e redução de impactos ambientais tanto antes, quanto após a finalização do projeto.
Puxando esse pilar sustentável, temos a construção off-site, que vem ganhando mais espaço no cenário brasileiro. Com a produção dos módulos ocorrendo em ambiente fabril e controlado, de forma seriada, há um melhor controle de uso de materiais, o que gera menos desperdício, menos geração de resíduos, além de diminuir o uso de água em todo processo produtivo.
Outras Tendências
Podemos elencar outros pontos que devem ganhar destaque neste próximo ano:
- Impressão 3D
- Internet das Coisas (IoT)
- Realidade Aumentada
- Building Information Model (BIM)
- Lean Construction
Essas soluções são possíveis por meio de:
- Softwares para gestão de obras
- Apps para redução de custos e desperdícios
- Plataformas de cotação para análise de preços de materiais
- Soluções para uso de energias renováveis
Elas promovem a diminuição de custos operacionais, redução de acidentes de trabalho, aumento na produtividade, controle e gestão de obras e gestão de resíduos.
Afinal, quando se projeta o futuro, também é preciso pensar em soluções que promovam maior qualidade de vida e menos poluição.