Casa Arauco é inaugurada em Inocência e simboliza desenvolvimento e sustentabilidade na região

Com informações de Mais Floresta.
Referência global em celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia, a Arauco inaugurou no dia 17 de dezembro a Casa Arauco, espaço dedicado ao relacionamento com a comunidade local, em Inocência (MS). Criada com o objetivo de promover a integração entre a Arauco e os moradores da cidade e região, a Casa Arauco servirá como ponto de encontro, onde será possível conhecer um pouco mais sobre a história da empresa, sua trajetória no mundo, as iniciativas de ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança), acompanhar cada fase do Projeto Sucuriú, a primeira fábrica de celulose branqueada da empresa no país, que será construída a partir de 2025.
Projetada com foco na sustentabilidade, a Casa Arauco foi construída em madeira, utiliza sistemas de reaproveitamento de água e conta com energia solar. O espaço é um reflexo dos princípios ambientais que norteiam as operações da Arauco, que desenvolve produtos florestais renováveis e busca soluções inovadoras para os desafios globais relacionados ao meio ambiente. O espaço será também um local para compreender melhor todo o processo produtivo da celulose e como ela está presente no dia a dia de todas as pessoas, em itens como papeis, roupas e até medicamentos, por exemplo.
Além disso, o local se destaca como um ponto de conexão com a comunidade e com a cultura de Inocência, que ganha visibilidade através das obras da artista plástica Lázara Lessonier. Nascida na cidade, Lázara é reconhecida por sua história de superação. Vítima de um acidente, em 1979, no qual perdeu as duas mãos, a artista encontrou na arte sua inspiração e expressa, em suas pinturas, as belezas da natureza pantaneira. Duas de suas obras estarão em exposição permanente na Casa Arauco.
Em Mato Grosso do Sul, a Arauco está presente desde 2009 por meio de sua operação florestal. O Projeto Sucuriú trata da primeira fábrica de celulose branqueada da empresa no país e representa o maior investimento na história da empresa, com US$ 4,6 bilhões, com capacidade produtiva anual de 3,5 milhões de toneladas. A construção da planta está prevista para 2025 e a fábrica deve entrar em operação no segundo semestre de 2027. Ao todo, serão gerados em torno de 14 mil empregos no pico da obra. Quando for concluída a obra, a operação empregará um contingente de cerca de 6 mil trabalhadores (florestal, fábrica e logística).
Construção Inovadora e Sustentável pela Tecverde
A obra foi executada pela Tecverde, utilizando o sistema construtivo industrializado em wood frame. Esta metodologia moderna e eficiente se destaca pela sua rapidez e menor impacto ambiental em comparação com os métodos tradicionais, possibilitando a criação de edifícios com um design contemporâneo e sofisticado.
A conclusão da construção em apenas 3 meses demonstra a agilidade e a eficácia do sistema wood frame. A inteligente combinação desta técnica com a madeira engenheirada resultou em um design elegante e moderno, que se harmoniza com a paisagem circundante.
A Casa Arauco se apresenta como um exemplo inspirador de como a construção sustentável pode gerar espaços que beneficiam tanto a comunidade quanto o meio ambiente, incentivando a adoção de práticas de desenvolvimento sustentável em escala global.
Informação:
A Casa Arauco está localizada na Avenida Três Lagoas, 191.
O espaço estará aberto ao público a partir do dia 18, das 7h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h30 (horário de Mato Grosso do Sul), de segunda a sexta-feira.