Skip to main content

Por que Industrializar a Construção? Veja 15 motivos

A evolução tecnológica tem remodelado diversos setores, e a construção civil não fica de fora. A construção industrializada, com o apoio de ferramentas digitais e processos automatizados, está redefinindo os padrões de qualidade e eficiência na construção de edificações.

Conceitualmente, entende-se como construção industrializada aquela obra ou projeto que utiliza um sistema construtivo, nas fases estruturais ou de fechamento, produzido em um ambiente fabril (dentro ou fora) e posteriormente montado ou instalado no canteiro. Porém se considerarmos todas as soluções para construção civil disponíveis no mercado, podemos dizer que o termo pode se referir a qualquer obra ou projeto que utilize soluções industrializadas para ganho de produtividade na entrega do produto final, seja por meio de um sistema construtivo, sub-sistemas, processos de gestão, de produção ou de logística.

Com a adoção destas metodologias, a construção passa a ser mais ágil, inteligente e sustentável, favorecendo o ganho de produtividade ao mesmo tempo em que oferece diversos benefícios para as empresas e projetos.

📍 Baixe nosso e-book e saiba mais sobre a industrialização

Velocidade de entrega, mais eficiência e sustentabilidade são os benefícios mais conhecidos, mas também existem outros que são igualmente importantes que trazem inúmeras vantagens à adoção dos sistemas industrializados. Abaixo, listamos 15 motivos – em comemoração aos 15 anos de Tecverde, pioneira em industrialização no Brasil – que você tem ao industrializar seus projetos, confira:

  1. Eficiência Produtiva: A industrialização revoluciona o processo de construção ao otimizar cada etapa, resultando em uma redução significativa no tempo necessário para concluir projetos, aumentando a eficiência geral.
  2. Controle de Qualidade: Estruturas são produzidas em um ambiente controlado, permitindo maior precisão e qualidade. Isso minimiza a possibilidade de erros e garante que cada componente atenda aos padrões de qualidade estabelecidos.
  3. Redução de Prazos: O uso de componentes fabricados em ambiente controlado e externo ao canteiro de obras elimina muitas das variáveis que podem atrasar um projeto. Isso acelera significativamente o processo de construção, permitindo que as obras sejam concluídas em prazos mais curtos.
  4. Alinhado com as Diretrizes ESG: A industrialização da construção está em sintonia com as diretrizes ESG (Ambiental, Social e Governança) globais. Ela promove a transparência nos processos, a responsabilidade ambiental, a eficiência dos prazos, o impacto social positivo e a construção sustentável. Em resumo, a industrialização é uma abordagem consciente que considera tanto o meio ambiente quanto o bem-estar social.
  5. Eficiência Energética: As soluções de construção industrializadas são projetadas para consumir menos energia durante a construção e também durante o uso da edificação. Isso não apenas reduz o custo operacional, mas também minimiza o impacto ambiental.
  6. Redução de Desperdício: Projetada em sistemas eficientes como o BIM e utilizando metodologias como o lean construction, uma obra industrializada permite cálculos milimétricos e um planejamento de insumos muito mais eficiente, minimizando o desperdício de materiais e recursos.
  7. Segurança no Trabalho: A redução de atividades manuais na construção industrializada diminui os riscos para os trabalhadores. Isso resulta em um ambiente de trabalho muito mais seguro.
  8. Padronização: Componentes fabricados industrialmente garantem uniformidade e consistência, assegurando que cada projeto atenda aos mesmos altos padrões de qualidade.
  9. Rastreabilidade: Conhecer a cadeia de produção, da origem da matéria-prima até o momento em que o item chega na obra, permite alcançar melhor controle de qualidade do produto final e da própria cadeia produtiva.
  10. Economia de Recursos: O uso eficiente de materiais e recursos naturais é uma marca registrada da construção industrializada, promovendo a sustentabilidade.
  11. Custos Controlados: A maior previsibilidade de custos e a redução de variações inesperadas resultam em uma gestão financeira mais eficiente e segura.
  12. Payback Rápido: Obras comerciais que dependam do estabelecimento pronto para iniciar a operação se beneficiam muito das construções industrializadas uma vez que a velocidade da construção diminui o ciclo operacional, resultando em um retorno de investimento antecipado.
  13. Impacto Social: Pela velocidade e eficiência na entrega, as industrializadas aumentam a capacidade produtiva da construção civil, atendendo prontamente as necessidades da população. Além disso, são mais rápidas e geram menos resíduos e poluição, minimizando o impacto no entorno do canteiro de obras.
  14. Inovação Tecnológica: A integração de tecnologias avançadas no processo construtivo é um diferencial da construção industrializada, trazendo modernidade e eficiência.
  15. Novo Paradigma: A construção industrializada é a nova realidade da construção civil, alinhada com a transformação digital e preparada para os desafios do futuro.

A construção industrializada é muito mais do que uma tendência. É uma solução que oferece inúmeros benefícios para empresas, profissionais e clientes finais. Ao otimizar processos, reduzir custos e garantir maior qualidade, a construção industrializada se consolida como a escolha mais inteligente para projetos modernos e sustentáveis.

Leve esta tecnologia para suas obras, preencha o formulário abaixo e entre em contato com nosso time comercial


Outras notícias

Benefícios da construção industrializada para sua empresa

12/11/2024
A construção industrializada tem ganhado destaque no setor da construção civil devido aos seus inúmeros benefícios. Este método, que envolve...

Governo do Paraná já substituiu mais de 300 salas de aula de madeira em todo o Estado

21/10/2024
Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN Os 130 alunos do Colégio Estadual Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco...

Construindo para pessoas: como usar a tecnologia à favor da população

08/10/2024
A inovação na construção civil não se limita a novas tecnologias ou métodos. Ela é um movimento que busca transformar...

A NBR 15575: A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais

03/10/2024
A NBR 15575 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos de qualidade e desempenho para edificações habitacionais....