Skip to main content

Por que Industrializar a Construção? Veja 15 motivos

A evolução tecnológica tem remodelado diversos setores, e a construção civil não fica de fora. A construção industrializada, com o apoio de ferramentas digitais e processos automatizados, está redefinindo os padrões de qualidade e eficiência na construção de edificações.

Conceitualmente, entende-se como construção industrializada aquela obra ou projeto que utiliza um sistema construtivo, nas fases estruturais ou de fechamento, produzido em um ambiente fabril (dentro ou fora) e posteriormente montado ou instalado no canteiro. Porém se considerarmos todas as soluções para construção civil disponíveis no mercado, podemos dizer que o termo pode se referir a qualquer obra ou projeto que utilize soluções industrializadas para ganho de produtividade na entrega do produto final, seja por meio de um sistema construtivo, sub-sistemas, processos de gestão, de produção ou de logística.

Com a adoção destas metodologias, a construção passa a ser mais ágil, inteligente e sustentável, favorecendo o ganho de produtividade ao mesmo tempo em que oferece diversos benefícios para as empresas e projetos.

📍 Baixe nosso e-book e saiba mais sobre a industrialização

Velocidade de entrega, mais eficiência e sustentabilidade são os benefícios mais conhecidos, mas também existem outros que são igualmente importantes que trazem inúmeras vantagens à adoção dos sistemas industrializados. Abaixo, listamos 15 motivos – em comemoração aos 15 anos de Tecverde, pioneira em industrialização no Brasil – que você tem ao industrializar seus projetos, confira:

  1. Eficiência Produtiva: A industrialização revoluciona o processo de construção ao otimizar cada etapa, resultando em uma redução significativa no tempo necessário para concluir projetos, aumentando a eficiência geral.
  2. Controle de Qualidade: Estruturas são produzidas em um ambiente controlado, permitindo maior precisão e qualidade. Isso minimiza a possibilidade de erros e garante que cada componente atenda aos padrões de qualidade estabelecidos.
  3. Redução de Prazos: O uso de componentes fabricados em ambiente controlado e externo ao canteiro de obras elimina muitas das variáveis que podem atrasar um projeto. Isso acelera significativamente o processo de construção, permitindo que as obras sejam concluídas em prazos mais curtos.
  4. Alinhado com as Diretrizes ESG: A industrialização da construção está em sintonia com as diretrizes ESG (Ambiental, Social e Governança) globais. Ela promove a transparência nos processos, a responsabilidade ambiental, a eficiência dos prazos, o impacto social positivo e a construção sustentável. Em resumo, a industrialização é uma abordagem consciente que considera tanto o meio ambiente quanto o bem-estar social.
  5. Eficiência Energética: As soluções de construção industrializadas são projetadas para consumir menos energia durante a construção e também durante o uso da edificação. Isso não apenas reduz o custo operacional, mas também minimiza o impacto ambiental.
  6. Redução de Desperdício: Projetada em sistemas eficientes como o BIM e utilizando metodologias como o lean construction, uma obra industrializada permite cálculos milimétricos e um planejamento de insumos muito mais eficiente, minimizando o desperdício de materiais e recursos.
  7. Segurança no Trabalho: A redução de atividades manuais na construção industrializada diminui os riscos para os trabalhadores. Isso resulta em um ambiente de trabalho muito mais seguro.
  8. Padronização: Componentes fabricados industrialmente garantem uniformidade e consistência, assegurando que cada projeto atenda aos mesmos altos padrões de qualidade.
  9. Rastreabilidade: Conhecer a cadeia de produção, da origem da matéria-prima até o momento em que o item chega na obra, permite alcançar melhor controle de qualidade do produto final e da própria cadeia produtiva.
  10. Economia de Recursos: O uso eficiente de materiais e recursos naturais é uma marca registrada da construção industrializada, promovendo a sustentabilidade.
  11. Custos Controlados: A maior previsibilidade de custos e a redução de variações inesperadas resultam em uma gestão financeira mais eficiente e segura.
  12. Payback Rápido: Obras comerciais que dependam do estabelecimento pronto para iniciar a operação se beneficiam muito das construções industrializadas uma vez que a velocidade da construção diminui o ciclo operacional, resultando em um retorno de investimento antecipado.
  13. Impacto Social: Pela velocidade e eficiência na entrega, as industrializadas aumentam a capacidade produtiva da construção civil, atendendo prontamente as necessidades da população. Além disso, são mais rápidas e geram menos resíduos e poluição, minimizando o impacto no entorno do canteiro de obras.
  14. Inovação Tecnológica: A integração de tecnologias avançadas no processo construtivo é um diferencial da construção industrializada, trazendo modernidade e eficiência.
  15. Novo Paradigma: A construção industrializada é a nova realidade da construção civil, alinhada com a transformação digital e preparada para os desafios do futuro.

A construção industrializada é muito mais do que uma tendência. É uma solução que oferece inúmeros benefícios para empresas, profissionais e clientes finais. Ao otimizar processos, reduzir custos e garantir maior qualidade, a construção industrializada se consolida como a escolha mais inteligente para projetos modernos e sustentáveis.

Leve esta tecnologia para suas obras, preencha o formulário abaixo e entre em contato com nosso time comercial


Outras notícias

Guia definitivo para escolher a solução tecnológica ideal para a sua obra

11/09/2024
Vai construir? Antes de tudo, que tal avaliar qual método construtivo é a melhor opção para a sua obra?  Essa...

Madeira é apontada como solução para reduzir impacto ambiental do setor imobiliário

22/08/2024
Madeira Engenheirada: A Construção do Futuro? A construção civil, um dos setores mais impactantes do planeta, está buscando alternativas mais...

Tecverde: Industrialização é nossa vida

21/08/2024
No evento GRI Residencial, que ocorreu dia 18 de junho, nosso CEO, Ronaldo Passeri, concedeu uma entrevista ao Gustavo Favaron,...

Pilares da nova era da construção civil: digitalização, industrialização e sustentabilidade

12/08/2024
Não é de hoje que vemos que a construção civil tradicional está vivenciando uma transformação profunda. A busca por maior...