Quanto a construção off-site pode reduzir no custo total da obra?
Uma das principais dúvidas com relação ao sistema construtivo off site é se, em comparação com ao método tradicional, ele realmente reduz custos.
O fato é que a construção industrializada pode reduzir em até 10% o custo total da obra em comparação com a alvenaria. Isso é possível porque a tecnologia e inovação atreladas a esse método construtivo possibilitam vários benefícios para o orçamento geral da obra.
Um exemplo muito importante que impacta diretamente na economia de dinheiro é a padronização. A construção em escala dentro da fábrica permite uma gestão muito mais organizada das matérias primas e insumos que serão utilizados na obra. Ou seja, além de evitar desperdícios, a diminuição de variáveis durante o processo auxilia para que as compras de materiais não extrapolem o previsto na proposta orçamentária. Isso, sem contar outras economias que o processo construtivo possibilita, como o menor uso de recursos hídricos e a redução da logística de descarte de resíduos, cuja produção é muito pequena.
Outra vantagem financeira da construção industrializada diz respeito a redução de custos indiretos, ou seja, despesas que não estão relacionadas diretamente com a execução das obras, mas que são necessárias para que ela seja realizada. Por exemplo:
– Custos administrativos;
– Equipes de supervisão e apoio;
– Despesas gerais do canteiro;
– Segurança do trabalho;
– Controle tecnológico;
– Gestão de resíduos;
– Consumíveis no canteiro
– Taxas e o custo de mobilização e desmobilização.
E um ponto importante que deve ser considerado na hora de colocar o investimento na ponta do lápis é que o número de mão de obra no canteiro também diminui – já que a maior parte dos funcionários fica alocado na fábrica. Isso ajuda a manter o local muito mais organizado, além de oferecer um ambiente de trabalho mais seguro e controlado, minimizando o risco de acidentes. Mas, também é preciso ressaltar os diversos outros benefícios que fazem a construção off site valer a pena:
- Uso de tecnologia de ponta para o planejamento estratégico das obras, como o sistema BIM;
- Obras até 4 vezes mais rápidas;
- Melhor desempenho térmico e acústico das paredes;
- Produção sustentável, com redução dos resíduos em obras e no uso de recursos hídricos.
Em contraponto, a alvenaria tradicional, por mais que se mostre mais barata em um primeiro momento, pode oferecer algumas desvantagens orçamentárias por conta de sua baixa previsibilidade, além da quantidade de processos artesanais aplicados aos empreendimentos, aumentando o risco de desperdícios e retrabalhos.
>> Leia mais no artigo: Custos indiretos: Um recorte da produção industrializada