Skip to main content

Obras com menor impacto ambiental

Um dos principais motivos que levaram a Tecverde a buscar métodos alternativos de construção à alvenaria é a questão da sustentabilidade. Quer um exemplo? Enquanto as obras tradicionais produzem um valor mínimo de 25% de entulho, uma obra de modular gera cerca de 1 a 2% de resíduos.

A construção sustentável é um conjunto de práticas e técnicas que buscam minimizar o uso de recursos naturais, reduzir a geração de resíduos, promover a eficiência energética e criar ambientes saudáveis e confortáveis para os ocupantes. Essa abordagem vai além da simples escolha de materiais eco-friendly e engloba todo o ciclo de vida de um edifício, desde o projeto até sua demolição ou reutilização.

De acordo com dados do levantados pelo Sienge, a construção sustentável pode economizar até 80% no descarte de resíduos, 30% no consumo de energia elétrica e 50% no consumo de água.

Dentro desta abordagem a construção industrializada tem um papel fundamental, isto porque o método industrializado permite um controle mais preciso sobre a quantidade de materiais utilizados na construção. Assim é possível otimizar o uso de recursos naturais, reduzir o desperdício de materiais e minimizar o impacto ambiental associado à construção tradicional.

Outros cuidados nos permitem proporcionar uma obra mais limpa e consciente para o meio ambiente são:

✔️ Conscientização ambiental: Uso de materiais renováveis para a construção de painéis e outros elementos construtivos;

✔️ Controle de insumos: Compromisso com a origem, destino e rastreabilidade dos materiais utilizados;

✔️ Organização da fábrica e canteiro de obras: a produção industrializada na fábrica gera menos resíduo desde o início do processo, o que também possibilita um canteiro mais limpo.

É importante lembrar que a construção sustentável não se limita apenas às práticas de construção, mas também envolve a conscientização e a educação dos profissionais do setor, a promoção de políticas públicas favoráveis e a participação ativa da sociedade. Ao adotar a construção sustentável, podemos criar espaços mais saudáveis, reduzir a pegada ambiental e contribuir para um futuro melhor para as gerações presentes e futuras. Afinal, a sustentabilidade é um compromisso que devemos abraçar em todos os aspectos de nossas vidas, incluindo a maneira como construímos e utilizamos nossas edificações.

O uso racional dos recursos faz com que toda a cadeia produtiva seja mais sustentável! E cada detalhe faz toda diferença para o nosso planeta. 

Outras notícias

Benefícios da construção industrializada para sua empresa

12/11/2024
A construção industrializada tem ganhado destaque no setor da construção civil devido aos seus inúmeros benefícios. Este método, que envolve...

Governo do Paraná já substituiu mais de 300 salas de aula de madeira em todo o Estado

21/10/2024
Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN Os 130 alunos do Colégio Estadual Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco...

Construindo para pessoas: como usar a tecnologia à favor da população

08/10/2024
A inovação na construção civil não se limita a novas tecnologias ou métodos. Ela é um movimento que busca transformar...

A NBR 15575: A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais

03/10/2024
A NBR 15575 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos de qualidade e desempenho para edificações habitacionais....