4ª Construtech Week impulsiona construção civil na busca pela inovação

Semana da Construção Civil 2022 ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro em Londrina, com formato híbrido
Nas últimas décadas, o setor da construção civil no Brasil deu um salto em relação à transformação digital. O segmento abandonou o estigma de ser extremamente tradicional e levou o País a rankear com 53% a adoção do BIM (Building Information Modeling) nas empresas. Os dados são de pesquisa encomendada pela Autodesk. O BIM é uma metodologia que permite a criação de um modelo digital em 3D da edificação, com todas informações que facilitam a gestão do projeto e é considerada por especialistas como porta de entrada para o metaverso.
O movimento crescente de inovação, através da virtualização da construção civil, metaverso, Internet das Coisas (IoT) e como isso se refletirá no futuro do setor, foram os temas escolhidos para o maior evento de inovação da Construção Civil do Paraná: a 4ª Construtech Week. O evento híbrido aconteceu em Londrina, no Aurora Shopping, nos dias 25 e 26 de outubro.
O evento contou com palestrantes de empresas nacionais e internacionais, como Nokia, Tecverde e Smart Sky Tech Hub, e destacou também empreendedores e empresas de origem regional que são inspiração para o mercado. Executivos de grandes construtoras, como A. Yoshii e Plaenge vão compartilhar experiências e expertises na adoção de tecnologias nos empreendimentos.
“Além do papel informativo e de atualização profissional, a Construtech desempenha uma importante função ao despertar cada vez mais o mercado da construção civil para a inovação. A cada ano nós observamos que o evento auxilia a pautar temas que serão essenciais para a saúde e competitividade das empresas do setor no futuro”, ressalta o presidente do Sinduscon Paraná Norte, entidade que representa a indústria da construção civil na região, Sandro Nobrega.
No Ciclo de Palestras do CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), que ocorre nos dois dias do evento durante o período da noite, os temas escolhidos são ‘A virtualização da Construção, Além do BIM’ e o ‘Mercado Pós-Pandemia’, que aborda as transformações profundas e permanentes causadas pela crise sanitária. Docentes das Universidades do Texas e Califórnia estão entre os palestrantes.
“O Ciclo de Palestras complementa toda a programação da Construtech Week. Nesta ocasião, iremos apresentar temas como a captura da realidade no seu workflow através do BIM. Além disso, vamos tratar da aplicação do BIM na construção de grandes edifícios, pesquisas de realidades virtuais e automação da construção. Também vamos falar dos novos paradigmas decorrentes da revolução da informação, com o case construção na Lua. Um tema muito interessante e que não está muito longe de acontecer”, comenta o presidente do CEAL, Decarlos Manfrin.
Painel sobre construção modular
A Tecverde marcou presença no painel de Construção Modular no primeiro dia de evento, representada pelo Ramon Pollnow, nosso gerente de P&D e Inovação, junto ao CEO da ARATAU, Paulo Oliveira.
Ao todo, cerca de 500 pessoas circularam nos dois dias de evento que teve um ambiente de conteúdo, Ideathon com 6 equipes participantes e 3 premiadas. Além de espaço Coworking para reunião de negócios, espaço patrocinadores e startups. Foram em média 1.000 visualizações nos painéis transmitidos no Canal do Youtube.
Assista o evento completo
A Construtech Week 2022 é uma realização ICON, Sinduscon, Sebrae/PR e CEAL. Conta com patrocínio do SENAI, CREA-PR, MUTUA- PR e das empresas, A. Yoshii, Plaenge, Yticon e Vanguard.