Skip to main content

Wood frame avança como solução construtiva para empreendimentos de interesse social

Fonte: Gazeta do Povo

Neste mês de maio, o Jornal Gazeta do Povo, no caderno HAUS, publicou uma matéria sobre a utilização do sistema construtivo em wood frame, como alternativa para as construções populares. Segundo a matéria, este método construtivo se destaca como uma solução viável para reduzir o tempo e aumentar a eficiência das obras.

“O wood frame é uma tecnologia que tem um potencial muito interessante em termos de futuro, pois ele avança no processo de industrialização, uma vez que uma parte relevante [da obra] é feita dentro da fábrica. Isso gera uma série de ganhos importantes para a construção civil: produtividade, controle da qualidade, rastreabilidade, segurança dos profissionais (já que um ambiente de fábrica é mais controlado)“, avalia Mauro Bastazian, diretor-executivo da HM Engenharia. A empresa está com dois projetos em wood frame em andamento em Paulínia, cidade do interior de São Paulo: Brisa da Mata Park e Brisa da Mata Village, que somam 146 unidades.

paulinia

Estes dois empreendimentos da construtora estão sendo desenvolvidos em parceria com a Tecverde, pioneira na industrialização nos processos da construção civil no Brasil que, em sua fábrica de casas, tem potencial para construir mais de 7 mil unidades habitacionais por ano.

Outro destaque da publicação é o empreendimento construído pela Treèle Construtora também em parceria com a Tecverde, no Bairro Santa Cândida, em Curitiba. Segundo Pedro Lorenzi, diretor de incorporação da Treèle, o wood frame “é um sistema que melhora o tempo de obra, possibilita maior controle dos custos e [entrega um produto final] com qualidade superior no que se refere ao conforto térmico e acústico do imóvel. Estes são os três pilares que nos fizeram buscar o wood frame“, afirma.

Detalhamento do sistema

Neste modelo, as paredes são compostas por painéis formados por algumas camadas: madeira estrutural tratada, chapa estrutural OSB, membrana hidrófuga, placa cimentícia para área externa e gesso acartonado para a área interna. Os entrepisos e coberturas também são feitos dentro do ambiente fabril, sendo que as paredes já saem para o canteiro de obras com esquadrias, e estruturas elétricas e hidráulicas, prontas para a montagem, o que exige um nível de eficiência e detalhamento ainda maior de projeto, do que nas construções tradicionais.

Painel de parede em wood frame tecverde

 

Projetos em wood frame

No Brasil, o sistema em wood frame desenvolvido pela Tecverde, é homologado para construções de casas térreas, sobrados e prédios de até 4 pavimentos. Este é o caso da Trèele, em que o programa do condomínio apresenta blocos de quatro pavimentos, com oito unidades por andar. No empreendimento, há ainda casas sobrepostas no condomínio, totalizando 184 unidades.

wood-frame-empreendimentos-populares-colinas-do-norte-arquibusiness-divulgacao

Saiba mais
>> Empreendimento no interior de São Paulo terá 146 casas construídas na ‘fábrica’
>> Obras industrializadas despontam em meio aos aumentos nos insumos da construção civil
>> Popular no exterior, construção ‘off-site’ ganha força no Brasil com a pandemia

Outras notícias

Benefícios da construção industrializada para sua empresa

12/11/2024
A construção industrializada tem ganhado destaque no setor da construção civil devido aos seus inúmeros benefícios. Este método, que envolve...

Governo do Paraná já substituiu mais de 300 salas de aula de madeira em todo o Estado

21/10/2024
Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN Os 130 alunos do Colégio Estadual Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco...

Construindo para pessoas: como usar a tecnologia à favor da população

08/10/2024
A inovação na construção civil não se limita a novas tecnologias ou métodos. Ela é um movimento que busca transformar...

A NBR 15575: A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais

03/10/2024
A NBR 15575 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos de qualidade e desempenho para edificações habitacionais....