Skip to main content

Construção Industrializada para Habitações de Interesse Social

Um levantamento da Fundação João Pinheiro estima que o país apresenta um déficit habitacional de 5,8 milhões de moradias e, segundo o Presidente da Abrainc, Luiz França, a necessidade habitacional adicional futura chega a 11 milhões de imóveis para os próximos dez anos.

O grande desafio não só para as construtoras que desenvolvem projetos para o programa Minha Casa Minha Vida, mas para todas as esferas governamentais, atuantes no desenvolvimento urbano e social, é de como trabalhar para a redução desse déficit, proporcionando moradias dignas para a população.

Neste cenário, é impossível não pensarmos na construção industrializada como protagonista na melhoria das obras das Habitações de Interesse Social (HIS) já que a industrialização possibilita mais velocidade de execução das obras, trazendo mais agilidade na entrega do empreendimento e acelerando o acesso a moradias, com um alto padrão de qualidade.

A industrialização da construção civil vem como – além de uma tendência no setor – a resposta mais rápida para viabilizar empreendimentos de habitação social e econômica, uma vez que os sistemas industrializados possuem intrínsecos a sua operação a agilidade de produção, controle de qualidade superior, velocidade na montagem e padronização de projetos.

Residencial Jácomo Violin | Parceria entre Prefeitura de Londrina, COHAB-LD e Tecverde

Produzidos em fábrica, em linha de produção, os componentes das residências chegam prontos para montagem no canteiro de obras, possibilitando a entrega até quatro vezes mais rápida que os sistemas convencionais, utilizados no Brasil.

Ainda, com a produção em escala é possível a redução de custos indiretos de obra e também dos custos variáveis no orçamento da construção. Como o sistema é produzido em fábrica, de forma padronizada, o orçamento é mais assertivo, não sendo tão impactado com a oscilação de preços de materiais de construção, o que favorece o compliance na administração e gestão de contratos, principalmente nos casos das obras públicas.

Em relação a sustentabilidade, a industrialização também traz inúmeros benefícios. Redução no uso da água, na geração de resíduos e na emissão de gases poluentes, são alguns deles.

Obras mais rápidas, mais sustentáveis e com um padrão de qualidade superior são apenas algumas das vantagens que a construção industrializada pode trazer para a população brasileira. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Saiba mais:
>> Os benefícios do wood frame para a construção civil Brasileira

Outras notícias

Benefícios da construção industrializada para sua empresa

12/11/2024
A construção industrializada tem ganhado destaque no setor da construção civil devido aos seus inúmeros benefícios. Este método, que envolve...

Governo do Paraná já substituiu mais de 300 salas de aula de madeira em todo o Estado

21/10/2024
Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN Os 130 alunos do Colégio Estadual Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco...

Construindo para pessoas: como usar a tecnologia à favor da população

08/10/2024
A inovação na construção civil não se limita a novas tecnologias ou métodos. Ela é um movimento que busca transformar...

A NBR 15575: A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais

03/10/2024
A NBR 15575 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos de qualidade e desempenho para edificações habitacionais....