Junho Mês do Meio Ambiente: CO₂
Que a indústria da construção civil é uma das mais importantes no cenário mundial, tanto pelos recursos financeiros que movimenta, quanto pelo número de empregos que gera, é um fato indiscutível. Porém, segundo dados do Centro de Tecnologia das Edificações – CTE, ela ainda é responsável por 35% das emissões de CO₂ do planeta.
O principal problema causado pelo excesso de gás carbônico não é desconhecido: o efeito estufa, que ocorre quando existe uma grande concentração de CO2 na atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperaturas.
Mas, sim, é possível trabalhar a indústria da construção civil de forma a amenizar e reduzir a emissão de gases que contribuem para este efeito. Estudos realizados mundialmente mostram que produtos à base de madeira de florestas plantadas – em relação a outros materiais usados na Construção Civil – emitem menos gases de efeito estufa.
Além de ter emissões de CO₂ até 105 vezes menores do que as da madeira nativa serrada, a madeira plantada é considerada neutra em carbono, uma vez que o gás gerado pelo seu transporte e beneficiamento é quase inteiramente compensado durante sua fase de crescimento.
Esta é uma das razões da Tecverde utilizar madeira estrutural de florestas plantada. Com a padronização deste processo de trabalho é possível reduzir – em toda nossa cadeia produtiva – 80% da emissão de CO₂.