Skip to main content

Construtora Tenda aposta em sistemas construtivos off-site para os próximos anos

Rodrigo Osmo - CEO da Construtora Tenda
Rodrigo Osmo – CEO da Construtora Tenda

A construção civil brasileira vem passando por uma grande transformação no que diz respeito aos modelos construtivos empregados nos canteiros de obras.

Uma das principais tendências que despontam nesta linha é a construção industrializada, também conhecida como construção off-site  pois ocorre fora do canteiro de obra em um ambiente industrial, controlado e livre de intempéries.

A Construtora Tenda, segunda maior construtora de habitações populares do Brasil, afirmou recentemente que pretende apostar neste modelo para aumentar ainda mais a rentabilidade de seus negócios dentro do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Governo Federal. 

De acordo com Rodrigo Osmo, CEO da construtora, em entrevista para o Construcast, a Tenda enxerga que, mesmo já otimizando ao máximo o seu processo construtivo on-site, chegou-se a um limite da industrialização possível dentro do canteiro. “Quando a gente olha hoje a nossa obra entendemos que a linha de produção no canteiro está muito balanceada e temos dificuldade de ver grandes melhorias adicionais”, afirma. 

Outro ponto importante, de acordo com Osmo é o aumento de participação no mercado brasileiro. Atualmente a Tenda consegue atender apenas localidades com uma demanda mínima de produção – hoje, 9 dentre as 13 maiores regiões metropolitanas do Brasil – sendo que poderia dobrar sua atuação se considerasse os mercados médios. Para ele, uma das vantagens do off-site é que com o uso desta tecnologia mercados que não são endereçáveis para os produtos Tenda, passariam a ser ocupados pela construtora.

Vale ressaltar ainda que para a utilização do sistema construtivo industrializado dentro do programa Minha Casa Minha Vida (atualmente Casa Verde e Amarela) é necessário que a empresa responsável por este processo seja homologada pela Caixa Econômica Federal para aprovação de financiamento.

 

O Sistema TECVERDE

Imagem da Fábrica Tecverde modelo de construção off-site

Dentro das possibilidades da construção off-site o sistema construtivo da TECVERDE, é altamente o mais rentável. Tem como principal tecnologia utilizada o wood frame, executado com madeira engenheirada. Com este sistema, transferido para a empresa diretamente da Alemanha, a TECVERDE consegue otimizar o processo produtivo da construção, entregando projetos prontos até quatro vezes mais rápido que as construções tradicionais. 

Com a possibilidade ser utilizado em grande escala, o sistema TECVERDE atende construtoras e incorporadoras com nicho de atuação variados podendo ser empregado em condomínios horizontais e verticais, em torres de até quatro pavimentos. Conta ainda com a homologação da Caixa Econômica para financiamento no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), sendo que em 2018 conquistou a primeira pré-certificação Green Building Council (GBC) para um condomínio de habitação popular do MCMV.

A certificação GBC Brasil foi desenvolvida para garantir a construção de condomínios residenciais com alto desempenho e práticas sustentáveis como economia de água, eficiência energética, gerenciamento de materiais, inovação e especificidades regionais.

Dentro deste ecossistema a TECVERDE destaca-se como uma empresa altamente preocupada com a sustentabilidade, mas também mantem o olhar na inovação. Hoje, possui em sua sede em Araucária – PR em escritórios de projetos (PMO) dedicado ao estudo de novas tecnologias para elevar a produtividade e rentabilidade das construções.

Saiba mais:

>> Alta do Material de construção prejudica orçamento de obras convencionais

>> Wood frame e industrialização: Tenda entra com tudo no movimento

 

Outras notícias

Benefícios da construção industrializada para sua empresa

12/11/2024
A construção industrializada tem ganhado destaque no setor da construção civil devido aos seus inúmeros benefícios. Este método, que envolve...

Governo do Paraná já substituiu mais de 300 salas de aula de madeira em todo o Estado

21/10/2024
Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN Os 130 alunos do Colégio Estadual Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco...

Construindo para pessoas: como usar a tecnologia à favor da população

08/10/2024
A inovação na construção civil não se limita a novas tecnologias ou métodos. Ela é um movimento que busca transformar...

A NBR 15575: A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais

03/10/2024
A NBR 15575 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos de qualidade e desempenho para edificações habitacionais....