Skip to main content

ONU premia projeto “Escritório Verde” da Tecverde Engenharia e UTFPR

A Organização das Nações Unidas (ONU) premiou nesta semana o projeto Escritório Verde da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) que teve construção da Tecverde Engenharia, pioneira no Brasil em sistema Wood Frame de construção sustentável. A ONU destaca a contribuição do projeto paranaense ao integrar a sociedade nas práticas em prol da sustentabilidade.

O prêmio foi oficializado na “Sétima Conferência dos Centros de Expertise em Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, que aconteceu na Coreia do Sul. O Escritório Verde foi um projeto inovador que provou que sustentabilidade e eficiência podem caminhar lado a lado.

“É muito gratificante para a Tecverde estar envolvida em um projeto que possui esse objetivo tão importante difundir a sustentabilidade pela educação. É mais uma prova de que não só o futuro, mas principalmente o presente está no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Nos orgulhamos de ser referência nesta área que está se desenvolvendo rapidamente, principalmente pelo fato da população perceber que o futuro que todos nós queremos está neste tipo de mudança”, ressalta Beto Justus, sócio e diretor administrativo e financeiro da Tecverde Engenharia.

O escritório começou a ser construído em fevereiro de 2011 e demorou poucos meses para ficar pronto, devido à agilidade do processo construtivo wood frame que industrializa a obra. A montagem das paredes levou duas semanas para ser produzida e mais uma semana para serem erguidas. Certificada com o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), a construção foi finalizada com toda a parte hidráulica e elétrica instalada em dois meses.

“O sistema wood frame nos permite construir em um prazo muito reduzido, de uma forma precisa, com um conforto térmico e acústico maior e 80% menos emissão de gás carbônico. Todos os painéis de parede, entrepiso e cobertura foram produzidos na fábrica da Tecverde e instalados no local em apenas cinco dias e com redução de 85% de resíduos de obra”, destaca Beto.

Atualmente, o Escritório Verde abriga o Centro Regional de Integração de Expertise em Educação para a Sustentabilidade (CRIE-Curitiba). O Centro tem como objetivo promover a educação para mudanças de comportamento que levem ao equilíbrio ambiental nas áreas econômica, ambiental, social e cultural.

“Nós acreditamos tanto na educação e na difusão de tecnologias verdes para um mundo melhor, que estamos finalizando agora o primeiro Núcleo de Soluções Sustentáveis em parceria com o Senai de Curitiba, que terá o objetivo de servir como laboratório de ideais e soluções para um mundo melhor”, finaliza.

Outras notícias

Benefícios da construção industrializada para sua empresa

12/11/2024
A construção industrializada tem ganhado destaque no setor da construção civil devido aos seus inúmeros benefícios. Este método, que envolve...

Governo do Paraná já substituiu mais de 300 salas de aula de madeira em todo o Estado

21/10/2024
Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN Os 130 alunos do Colégio Estadual Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco...

Construindo para pessoas: como usar a tecnologia à favor da população

08/10/2024
A inovação na construção civil não se limita a novas tecnologias ou métodos. Ela é um movimento que busca transformar...

A NBR 15575: A Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais

03/10/2024
A NBR 15575 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos mínimos de qualidade e desempenho para edificações habitacionais....